O uso de bolsa térmica nos seios

Na semana passada, postei no Instagram um modelo de bolsa térmica para seio. Para aqueles que não conhecem, essa bolsa térmica funciona de forma muito próxima a qualquer outra bolsa térmica existente no mercado, tendo como diferencial o formato que cobre a mama. Existem várias marcas que produzem esse item como Avent, Mercur, Termogel, Sanity, Nuk e TheraPearl Lansinoh .

protetor seio

Ela pode ser usada morna (para estimular o fluxo de leite antes da amamentação) ou gelada (para aliviar a dor e o inchaço nos seios, e até mesmo diminuir o fluxo de saída do leite). Dependendo da marca, podem ou não ir ao forno micro-ondas e ao freezer.

No entanto, o uso dessas bolsas que prometem alívio para as lactantes não é recomendado por todos. Alguns especialistas desaconselham a utilização porque dizem que a mesma pode provocar queimaduras, independente da temperatura. O Banco de Leite Humano do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), por exemplo, recomenda o uso de compressa fria para as mães portadoras de HIV ou as que por alguma razão não vão amamentar, com fins de inibir a lactação. Já a compressa morna não é indicada pelos profissionais do Banco em nenhuma situação.

Para as mães que estão amamentando e estão com o leite empedrado, eles sugerem que se faça massagem e tire o leite, coloque o bebê mais vezes para amamentar em livre demanda e que se note se o neném está pegando na auréola da forma correta. Segundo os mesmos especialistas, a compressa morna aumenta a produção de leite, por este motivo as mães que estão com leite empedrando por conta da grande produção láctea não devem usar este tipo de compressa.

mamareOutra opção existente no mercado (somente fria e não dirigida a todo o seio) é o Mamare, um disco a base de gel que, segundo a indústria produtora e algumas mães que experimentaram, oferece proteção (física) aos mamilos durante a gravidez e/ou amamentação. É absorvente, transparente, oferece frescor e alívio e ajuda a mãe que amamenta a relaxar. Ele absorve o excesso de líquido, reduzindo o amolecimento da pele saudável do mamilo. Oferece ajuda extra para amortecer e proteger contra fricção nos mamilos e a forma de seu disco permite que fique perfeitamente acomodado dentro do sutiã sem precisar de proteção complementar. A sua desvantagem (não falada pelo seu fabricante, por motivos evidentes) é o valor do produto, em torno de R$65,00 e duração de uma semana.

Como Baby Organizer tenho a missão de mostrar às gestantes e mães as opções existentes, os recursos e tecnologias disponíveis para melhorar a qualidade de vida delas e dos seus bebês.  Porém, não cabe a mim dizer o que cada uma deve fazer. O que recomendo para as mamães que ficaram curiosas e interessadas, mas ao mesmo tempo com dúvida sobre qual das possibilidades optar, é que conversem com o(a) obstetra que a acompanha ou com o(a) pediatra do seu bebê, para que eles te aconselhem a usar aquilo que mais se adapta às suas necessidades. Acredito que com o uso correto e com a orientação de um médico que cuida de você, todas as bolsas em gel aqui apresentadas podem tornar o ato de amamentar mais fácil e prazeroso.

Comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s