O Futuro já começou

A tecnologia digital surgiu no século passado e em pouco tempo revolucionou a indústria, a economia e a sociedade de um modo geral. Em menos de 100 anos a vida mudou radicalmente, e os anos 2000 chegaram bem mais evoluídos do que as pessoas do início do século XIX poderiam supor, porém bem menos avançado do que alguns escritores de ficção científica descreveram. Que o digam Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick, criadores do livro e do filme que se tornou um clássico – “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

No entanto, algumas tecnologias imaginadas por esses inventivos autores vêm habitando a nossa realidade e trazendo o futuro para o agora. E uma das mais impressionantes, em minha opinião, é a impressão 3D.

A impressão 3D tem crescido muito nos últimos anos, e já se encontram variados tipos de objetos feitos por ela, como: fones de ouvido, próteses, exoesqueleto, instrumentos musicais, ferramentas, bicicletas, carros, tatuagem (nossa!) e até comida (pasmem!) . Porém, um dos que mais me interessa é seu uso na moda.

Um dos exemplos mais conhecidos foi a aparição de Dita Von Teese em Nova York com um vestido todo feito com uma impressora 3D, o qual foi desenvolvido pelo Studio Francis Bitonti, em parceria com o estilista Michael Schmidt. O vestido, sem tecido e composto por material sintético, foi construído com naylon em pó. O traje possui três mil peças articuladas divididas em 17 pedaços mais 12 mil cristais Swarovski aplicados após a impressão.

dita_main_1685522a-1

 Fotos: http://www.maycon.com.br/ e http://swiatdruku3d.pl/

Há também o caso da israelense Danit Peleg que apostou no plástico para ser a primeira estilista a criar uma coleção toda impressa em 3D (produzida em casa!). Ela usou padrões geométricos e muita criatividade para criar seus modelos.

danit23

Fotos: http://3dprint.com/

O biquíni N12 foi a primeira peça a ser produzida diretamente em uma impressora 3D e sair pronta para ser usada, diferente das outras que precisaram ser “costuradas”. Elaborada por Jenna Fizel e Huang Maria, da empresa Continuum Fashion,  esse biquíni é feito de nylon 12, material criado pelo processo de impressão no qual um laser derrete camada por camada de plástico com extrema precisão para criar o biquíni perfeito.

Biquíni-impresso-3D-N12-TaniNeri

Fotos:http://tanineri.com/

Outra equipe de criação de softwares para impressoras 3D também se preocupou com essa praticidade de não precisar unir as partes e realizou um desafio maior. Para imprimir um vestido, que é maior do que o espaço da impressora, a Nervous System criou um design para que a peça fosse impressa dobrada, e assim ocupasse menos espaço. Resultado; um vestido em apenas uma peça em nylon com 2.279 pequenos triângulos unidos por mini dobradiças. Incrível, não?

16142235125619

Fotos: http://www.tecmundo.com.br/

Mas se você pensa que toda essa tecnologia está restrita aos estrangeiros, enganou-se. Pedro Lourenço foi o primeiro brasileiro a lançar uma coleção com acessórios de moda impressos em 3D. O estilista usou tecnologia Stratasys e consultoria da LWT, uma empresa parceira, para desenvolver e confeccionar colares. Essa coleção foi apresentada na São Paulo Fashion Week do ano passado.

pedrolouver15g (1)

Fotos: http://www.gbljeans.com.br/

Sim, porque além de roupas, acessórios como pulseiras, colares, sapatos e bolsas também estão sendo criados com essas máquinas maravilhosas.

É, de fato o futuro já começou… E como ele nos acompanha, no próximo post falarei um pouco mais sobre o tema, ao relatar quem já está comercializando esses itens e que vantagem (ou desvantagem) nós levamos nisso.

Para os que curtem tecnologia: a seguir um vídeo da Nervous System sobre o vestido (em inglês, mas mesmo quem não domina o idioma consegue aproveitar a mídia, pois ela possui imagens bens ilustrativas de como todo o processo é feito).

Comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s