Cores da Estação Primavera-Verão 2016

“Eu ando pelo mundo

Prestando atenção em cores

Que eu não sei o nome

Cores de Almodóvar

Cores de Frida Kahlo

Cores!”

Esquadros, Adriana Calcanhoto

Eu não sei quanto a vocês, mas eu sou completamente apaixonada por cores!! Deve ser por isso que uma das minhas primeiras preocupações, quando começa o burburinho sobre as tendências de moda na próxima estação, é o conjunto de cores que fazem parte da temporada. Além, é claro, aprender o nome daquela cor fashion que você sempre chamou de um jeito e agora todo mundo chama de outro… 😉

Mas quem escolhe as cores da moda? Nem imagina? Pois eu vou te dizer: são os grandes fabricantes de corantes do mundo. Elementar, meu caro Watson! Eles realizam acompanhamento de preferências do mercado em relação a cores e estudos sobre a disponibilidade mundial de corantes. Então, duas vezes ao ano, na Europa e nos Estados Unidos, esses grupos se encontram para conferências, as quais resultam em uma paleta de cores que servirá como tendência para a indústria da moda e para outras áreas como decoração, cosméticos, e pasmem, até automóveis! E essa previsão ocorre com até 24 meses de antecedência à estação para qual a paleta se destina. (Fonte: Inventando Moda, Doris Treptow).

Logo, a tendência de cores não tem nada de tão natural e espontâneo assim. É fruto de uma junção de fatores e de um trabalho bastante prático e objetivo. E saber disso, para mim, faz muita diferença. Pois antigamente, eu achava que precisava ter e usar todas as cores que estavam na moda. Mas desde que tomei consciência sobre moda e estilo de verdade, descobri que as cores da estação somente demonstram o que essas cabeças do ramo de tintas e corantes pesquisaram para serem “As Cores”. E que ninguém precisa ter peças nesses tons. Até porque, existem cores que combinam com nossa coloração pessoal e nos favorece, assim como existem cores que nos deixam com uma aparência apagada, cansada ou até envelhecida!

Logo, o ideal é conhecer as cores que estão em alta, ver quais delas te agradam, agregam ao seu estilo pessoal, atualizam o seu closet e conversam com o resto que tem nele. E investir em peças mais caras somente daquelas cores que te deixam linda e que sejam menos fugazes, ou seja, mais atemporais e que dialoguem melhor com seus outros modelitos.

Quer muito ficar na moda? Compre peças mais baratas (e em pouquíssima quantidade) nas cores da temporada que te enjoarão em breve, ou que são menos versáteis. Vale também comprar acessórios nessa paleta, que são mais em conta e têm, ao menos na teoria, chances maiores de ter uma sobrevida no seu armário.

Tem uma cor linda na moda que não combina com seu tom de pele, mas que você ama? Tente novamente os acessórios, ou peças de baixo, como calça, saia, etc. E se tiver muito a fim de colocá-la em uma blusa, procure equilibrar o “prejuízo” causado pela cor com uma maquiagem que te deixe linda e alguns anos mais jovem, além de investir em algum item como colar, brinco, ou lenço, etc. usado bem próximo ao rosto em cores favoráveis.

O mais importante de tudo é não se deixar escravizar nem pelo ter (todas as cores que a moda dita) nem pelo não ter (e ficar aguada por não usar o que gosta mesmo que não te favoreça tanto assim).

Seguem então, as cores da primavera-verão 2016: branco, canela, amarelo, azul-índigo, rosa pálido e laranja-aceso. Qual delas é a sua preferida?

cores verão

2 comentários sobre “Cores da Estação Primavera-Verão 2016

Comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s