Organizando a sua alimentação: como arrumar a geladeira – Parte 1

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes na nossa casa. É graças a ela que conseguimos comprar comida em maiores quantidades (o que nos possibilita menos idas ao supermercado) e armazenar durante mais tempo alimentos abertos que não foram totalmente consumidos ou restos de comidas que sobraram da última refeição.

No entanto, às vezes tratamos a mesma como um depósito, um armário, e colocamos tudo de qualquer jeito ali dentro.  Esquecemos de que ela é um aparelho pensado para agir segundo uma funcionalidade específica e que sua durabilidade enquanto eletrodoméstico, assim como a durabilidade dos produtos guardados dentro dela, variará conforme o uso adequado.

O objetivo primordial da geladeira é manter a comida resfriada. Com o resfriamento, as bactérias existentes nos alimentos demoram mais a se proliferar, o que os torna aptos ao consumo por um prazo maior de tempo. Mas não para sempre! Portanto, nada daquele pensamento: “tá velho mais está na geladeira, não tem problema” (ouço muito isso do meu marido). Refrigerador ajuda, porém não faz milagre. Então respeite o prazo de validade dos alimentos e de deterioração dos mesmos. Uma boa base para seguir é essa abaixo:

dd0b446e1f58fdb30db003dbfc7928c1

Foto: Retirada da Internet. Adoraria colocar a referência da foto, mas eu a encontrei em tantos sites, que eu não sei quem é o dono da imagem.

No que se refere à figura acima, vale destacar que essa validade se refere a produtos abertos, em uso, e não estamos falando de freezer nem de congelador e sim do corpo da geladeira. O iogurte, por exemplo, só vale 1 dia na geladeira se já estiver aberto. Se estiver fechado, é para ser usada a validade da embalagem. A mesma regra vale para outros alimentos.

Outro detalhe importante é que tudo o que entra na geladeira deve estar limpo. Portanto, caixa de leite, suco, embalagens de molhos, refrigerante, entre outros, devem ser higienizados antes de serem guardados na geladeira. Afinal, sabe-se lá como foram transportados e  armazenados na fábrica, no mercado… Melhor nem pensar. Uma forma de fazer isso é lavar em água corrente com sabão neutro (lavagem rápida, sem encharcar) e secar com um papel toalha, ou utilizar um pano (limpo, só para fazer isso) umedecido em água. Uma boa dica também é colocar uma bandeja embaixo das caixas de leite depois de abertas, pois elas costumam suar e escorrer um pouco do conteúdo (especialmente aquelas que você corta a ponta para fazer o bico).

Muitas outras atitudes devem ser feitas para que sua geladeira fique organizada e higiênica. Mas, sobre elas falarei no próximo Post. Por hora, você já pode começar a arrumar seu refrigerador verificando se não tem comida a mais tempo do que deveria no mesmo (com o devido descarte) e colocando a partir de agora somente vasilhas limpas lá dentro.

Em tempo: Geladeira pode sim virar armário. Depois que ela estiver quebrada e perder sua função original de armazenar alimentos. Segue o vídeo da Thalita Carvalho dona do Blog Casa de Colorir que ensina como fazer esse reaproveitamento.

http://gnt.globo.com/programas/decora/videos/1970574.htm

Comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s