Arrumar X Organizar: Iguais ou Diferentes?

“Esses que pensam que existem sinônimos, desconfio que não sabem distinguir as diferentes nuanças de uma cor.”

Mário Quintana

Sou formada em Letras e sempre tive um grande amor pelas palavras. Embora gostasse de tudo o que se referia à Língua Portuguesa, uma das minhas preferências sempre foi a semântica, que estuda o significado das palavras.

Quando cursei essa disciplina na faculdade, me lembro do choque que tive ao descobrir que para alguns linguistas e estudiosos da nossa língua, como Joaquim Mattoso Câmara Jr., não existem sinônimos perfeitos, ou seja, não há palavra que possa ser substituída por outra fornecendo exatamente o mesmo sentido. Existem palavras que possuem aproximação de ideias, conceitos, mas que no fundo não exprimem a mesma significação.

E isso pode ser comprovado através da dupla de verbos “arrumar” e “organizar”. Ambas as palavras são sinônimas? Sim, claro! Portanto, dizem a mesma coisa? Não, sendo essa negativa afirmada por Mattoso, por mim e por todos os Personal Organizers que conheço ;).

Indo ao dicionário Michaelis Online, conseguimos esclarecer a diferença semântica entre os termos:

arrumar 
ar.ru.mar
(fr arrumer, formado do germ rûmvtd 1 Arranjar, pôr em ordem: Arrumar a casa. vtd 2 Dirigir em determinado rumo. vtd 3 Náut Colocar e distribuir bem (a carga de um navio); estivar. vtd 4 Ordenar ou distribuir segundo os rumos. vtd 5 Empregar num ofício ou indústria: Arrumou o filho numa companhia impressoravtd 6 Reunir (o gado) para descansar ou pernoitar.vtd 7 Arremessar, atirar: Os moleques arrumavam pedras às laranjeiras.Arrumou a bola nas costas de um transeunte. vtd 8 Pespegar:Arrumaram-lhe alguns bofetõesvpr 9 Avir-se: Arrume-se como puder.vpr 10 Tirar bom partido do emprego ou comissão. vtd e vpr 11 Casar. vint 12Colocar-se, empregar-se, estabelecer-se. vtd 13 Dar cabo de; matar. Antôn(acepção 1): desarrumarArrumar as contas: escriturar os livros e registros de uma casa de comércio a a vara: deixar a magistratura por expirar o tempo da jurisdição. Arrumar os livros: pô-los em ordem; o mesmo que arrumar as contas.

organizar 
or.ga.ni.zar
(órgano+izar3vtd 1 Criar, preparar e dispor convenientemente as partes de um organismo: Do pó da terra o Criador organizou o primeiro homemvtd2 Dispor para funcionar; estabelecer com base: Organizar instituições, organizar uma empresa, organizar o ministério. vpr 3 Constituir-se, formar-se; tomar organização definitiva: A companhia já pode organizar-se.vtd 4 Arranjar, ordenar, preparar: Organizar a defesa, organizar a campanha eleitoral.

Pela definição do dicionário, percebemos que arrumar possui muito mais sentidos e está mais relacionado a arranjo, enquanto organização se refere à criação.

Na área da organização, fazemos a seguinte distinção:

arrumado organizado

Foto Chinelos: Pinterest

Nesse campo profissional, arrumar possui o sentido de colocar os objetos em lugares que não atrapalham e que não poluam visualmente, geralmente se preocupando em achar a forma que ocupe o menor espaço possível, sem se ater a questões como facilidade e rapidez de acesso, tampouco com a lógica da disposição dos itens.

Organizar é criar critérios de categorização observando diversas variáveis como frequência de uso, função, agrupamento, tamanho, tipo, cores, tudo isso com o intuito de fazer com que cada objeto tenha seu lugar específico na casa. O ideal da organização é que você consiga saber mentalmente onde está cada objeto, não porque você tem uma excelente memória, mas sim porque tudo tem uma razão de estar naquele lugar e não em qualquer outra parte da sua residência.

Logo, podemos concluir com toda essa conversa que arrumação e organização são parecidas, mas não iguais. E que arrumar é colocar as coisas no rumo que foi construído pela organização e que ambas funcionam como a corda e a caçamba. Por conseguinte, além de sinônimas no idioma, elas andam sempre juntas em espaços organizados, sendo a arrumação  continuidade e  manutenção da organização feita.

Comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s